quinta-feira, 17 de setembro de 2009

INFORMES BIBLIOTECÁRIOS 17-09-09


O PPGCI/UFBA tem o prazer de encaminhar em anexo o convite para a palestra "A responsabilidade social do campo da informação" que será proferida pela Profa. Dra. Isa Maria Freire, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, no dia 21 de setembro, às 16h na sala 1 do ICI/UFBA.

Contamos com a presença de todos.

Atenciosamente,

Profa. Henriette Ferreira Gomes
Coordenadora do PPGCI/UFBA







    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB


    CAMPUS DE ITAPETINGA




    Praça Primavera, 40 – Primavera - CEP: 45.700-000 - Itapetinga – BA



    Fone / Fax: (77) 3261-8607 (Diretoria e Secretaria) – 3261-8682 (Balcão de Atendimento e Coord. de Aquisição e Desenvolvimento de Acervo-CADA) - 3261-8624 (Processamento Técnico-CPT) - www.uesb.br


É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.



  • JORNALDA BIBLIOTECA E ASCULT - Vol.5 - N.5 - Setembro/2009


  • MARKETING E BIBLIOTECAS

    O marketing associado aos Serviços de Documentação e Informação é uma prática cada vez mais discutida e mais usual.
    Ao longo deste texto tentaremos perceber de que forma a adoção de estratégias de marketing pode, ou não, interferir na concretização dos objetivos das bibliotecas de forma mais eficiente e com maior nível de sucesso.
    Qualquer tipo de organização que tenha um papel no mercado deve atender às necessidades dos seus clientes/utilizadores/consumidores, adaptando a própria organização e respectivos produtos/serviços a essas mesmas necessidades, para desta forma assegurar o máximo de satisfação por parte de quem deles usufrui.
    A noção de marketing está habitualmente associada à área empresarial. À semelhança das organizações com fins lucrativos, também as bibliotecas devem manter uma relação com os seus utilizadores, recorrendo, para isso, a métodos e técnicas que possam auxiliar essa mesma relação.
    (Matão Moreno, 2003)
    Nas bibliotecas o marketing deve ser aplicado no sentido de identificar, satisfazer e até mesmo antecipar as necessidades dos seus utilizadores. Conhecer estas necessidades e adotar o ponto de vista destes mesmos utilizadores, bem como criar espécies de grupos que se identificam pelas suas necessidades específicas, ajustando os objetivos do serviço às necessidades identificadas, pode garantir o sucesso destes serviços.
    O marketing é cada vez mais importante nesta área, pois os profissionais de informação começam a ter em atenção os utilizadores potenciais e não apenas os utilizadores reais. Atualmente, os utilizadores são o núcleo central dos serviços de documentação e informação.
    A bibliografia existente separa o marketing em duas categorias distintas: o marketing que visa promover os serviços e as próprias bibliotecas (externo) e o marketing aplicado no interior da biblioteca, motivando os próprios funcionários (interno). São várias as vantagens encontradas na adoção de técnicas de marketing. Estas técnicas podem potenciar um melhor relacionamento entre a biblioteca e os utilizadores (reais ou potenciais), pois têm como principal objetivo detectar as necessidades destes mesmos utilizadores, criando produtos e serviços que possam satisfazer estas mesmas necessidades.
    O marketing auxilia a gestão das bibliotecas, coordenando as potencialidades das instituições (oferta) com as necessidades dos utilizadores (procura). Através da realização de estudos de utilizadores, pode diminuir-se o risco na tomada de decisões que, de alguma forma, poderiam pôr em causa o sucesso da instituição. As técnicas de marketing podem, assim, facultar um investimento mais eficiente dos recursos financeiros, que resulta da adequação dos produtos/serviços às necessidades reais dos utilizadores.
    Ao dar a conhecer a biblioteca, os seus recursos, serviços e atividades, a visibilidade e reconhecimento da própria instituição aumentam. O marketing nas bibliotecas visa à adaptação dos espaços, das coleções e recursos às já identificadas necessidades dos utilizadores, melhorando o acesso e disponibilidade dos acervos e reduzindo o tempo de espera no acesso à informação. Visa adaptar o serviço e os seus recursos, a cada momento, às necessidades dos vários e diferentes utilizadores.
    São os próprios bibliotecários e funcionários das bibliotecas


    que dão asas à criatividade e procedem à criação destes e outros materiais.
    A realização de atividades e a sua respectiva divulgação contribui claramente para o aumento da visibilidade dos serviços, havendo uma explícita relação entre este fator e o sucesso das instituições. Existe uma preocupação crescente no fornecimento de serviços de excelência e que sejam plenamente capazes de satisfazer estes utilizadores. São estas crescentes e claras preocupações que leva como já vimos à adoção de estratégias e técnicas de marketing que conduzem à divulgação da informação e dos próprios serviços.










    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

    Segunda à Sexta de 08:00 às 22:00


    Sábado de 08:00 às 16:00


    EQUIPE DE BIBLIOTECÁRIOS

    Rogério Pinto de Paula – CRB 1746 – 6ªReg. – Diretor da Biblioteca, Presidente do Conselho de Bibliotecas da UESB e Assessor de Cultura – UESB-IT


    Cláudia Aparecida de Souza – CRB 1014- 5ª Reg. – Coord. de Processamento Técnico – CPT


    Adalice Gustavo da Silva –CRB 535 – 5ª Reg. – Coord. de Aquisição e Desenvol. do Acervo – CADA



    Atenção Usuários – Serviço de Empréstimo


    Os serviços de empréstimos das Bibliotecas operam em sistema de circulação de publicação, objetivando atender a todos os usuários de forma equitativa e democrática. Entre outros serviços, você pode fazer empréstimos pelo prazo de 10 dias, renovação e reserva. Para que seu cadastro esteja sempre liberado para a utilização destes serviços é necessário o cumprimento do Regulamento da Biblioteca, disponível em FOLDER no Balcão de Atendimento. Havendo a necessidade de permanecer com os itens emprestados por mais de 10 dias, você deve solicitar a renovação no Balcão de Atendimento ou ainda por telefone (77) 3261-8682. Você sabe que para cada dia de atraso na devolução dos itens emprestados é registrado dois dias de advertência, impedindo que você utilize o serviço de empréstimo. Colabore com seus colegas-usuários, pois como bem sabemos: “o nosso direito termina quando começa o do outro”. Lembramos também, que a advertência só é retirada por motivo de força maior, como por exemplo: problemas de saúde, com a apresentação de atestado médico e falecimento de parente de 1º grau. Só para reforçar: o livro que está reservado não pode ser renovado e deve ser devolvido o mais rápido possível para atender ao seu colega / o próximo usuário da lista de espera!



    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

    A UESB INFORMA


    A CRIAÇÃO DA ASSESSORIA DE CULTURA DE ITAPETINGA – ASCULT – (77)3261-8607 ascult.uesb@yahoo.com.br


    (Portaria Nº 0892, de 22/05/2009)



    SETORES PARCEIROS / EQUIPE:


    BIBLIOTECA - BIRCEFS:


    ASSESSOR DE CULTURA: Rogério D’Paula – dir. Biblioteca


    Secretário: Thiago S. Silva


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. Apoio: Henrique Monteiro (manhã)


    Jessica Bonfim (tarde)


    SETOR AUDIOVISUAL - SEAV:


    Coordenador: Vagner F. Souza


    Secretária: Eliene S. Santos


    Apoio técnico: Jordavi S. Brito e


    Rafael M. Ribeiro


    André Monteiro


    EXTENSÃO COMUNITÁRIA:


    Coordenadora: Dea Carneiro


    Dançarte: Jeane Arruda


    CERIMONIAL:


    Ticiana Santos Larcher


    CONHECENDO A ASCULT:


    A Assessoria de Cultura – ASCULT, localizada na Biblioteca, com horário de funcionamento de 08:00 / 12:00 e 14:00 / 18:00. Realiza suas atividades através da parceria entre a Biblioteca – Setor de Audiovisual – Extensão Comunitária – Cerimonial, objetivando captar, gerir e divulgar as ações e projetos culturais da comunidade Uesbiana e externa. Conheçam as iniciativas implementadas e as que estão em curso:


    Eventos Culturais e Acadêmicos: a comunidade Uesbiana e externa podem agendar eventos de caráter cultural e acadêmico, no Hall de Exposições da Biblioteca, Auditório (SEAV), Centro de Convivência e Área do Estacionamento, através do preenchimento de formulário próprio, disponibilizado na Biblioteca e no SEAV. Este procedimento visa organizar, tipificar, quantificar as ações e fornecer informações para a elaboração dos relatórios de atividades da ASCULT, bem como, para a elaboração de projetos que serão apresentados para os Editais de Fomento e Financiamento da Cultura e Educação (Fundo de Cultura, Fazcultura, Lei Rouanet, Lei de Audiovisual, Editais da: BrasPetro, BNDS, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, MEC, MINC, entre outros), ou seja, O objetivo é captar recursos internos e externos para a criação, reforma e ampliação e dos aparelhos culturais da UESB-IT;


    Calendário de Eventos Culturais da Biblioteca: acontece mensalmente no Hall de Exposições da Biblioteca, desde março de 2008. Convidamos a comunidade interna e externa a apresentar seus projetos e ações culturais nas diversas áreas artísticas (dança, capoeira, música, teatro, artesanato, literatura, etc.). O formulário de inscrição encontra-se na Secretaria da Biblioteca. Este projeto conta com parceiros importantes na divulgação dos eventos como: Murais internos e externos, ASCOM (Site da UESB), UINFOR (e-mails @uesb), TV UESB, TV Sudoeste, Jornal Dimensão e Rádios Jornal e Fascinação-AM e Rádio Cidade-FM;


    Bib Tur – Visita Guiada na Biblioteca: acontece desde março de 2008. Esta iniciativa visa aproximar a Biblioteca, a Assessoria de Cultura com a Comunidade interna e externa, os Colegiados dos Cursos da UESB e as diretorias das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio de Itapetinga e região agendam a visita guiada. No primeiro momento é proferida a palestra no Hall de Exposição da Biblioteca com o tema “O valor da informação na sociedade do conhecimento”, em seguida, efetiva-se a visita guiada pelos setores internos, divulgamos os serviços e produtos da Biblioteca, distribuímos o Folder “Guia do Usuário, Regulamento, Dicas e Informações Importantes” e por último, os convidados fazem uma visita aos módulos de salas de aula, CPD e módulo de laboratórios;


    Biblioteca Digital de Dissertação e Tese – BDTD: resultado do projeto apresentado e selecionado com mérito por Rogério D’Paula – Diretor da BIRCEFS, ao Edital 001/08 do FINEP/IBICT. Implantado em junho/09 com a inclusão das dissertações e teses (atuais e retrospectivas) defendidas no âmbito da UESB. Considerado o maior banco de teses e dissertações em atividade, conta com mais de 70 países membros e parceiros. Agora, os trabalhos dos nossos pesquisadores são publicados na BDTD, mediante o preenchimento do “Termo de Adesão”, possibilitando ao autor incluir os dados da publicação nos currículos profissional e Lattes do CNPq. Contate a Biblioteca!!!


    Endereço de Acesso: http://bdtd.ues.br e através do IBIC www.bdtd.ibict.br;


    Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências da Saúde – BVS da USP/ BIREME: outro projeto apresentado pelo diretor da Biblioteca e aprovado pela Universidade de São Paulo (USP), fruto da parceria e compartilhamento de informações via web, de artigos, projetos e relatórios de pesquisa, eventos, etc. Gerida pela Biblioteca Virginie Buff D’Apice da USP, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).


    Endereço de Acesso: http://veterinaria.bvs.br.


    Orientação para Elaboração de Trabalhos Técnicos e Acadêmicos: serviço agendado com o diretor da Biblioteca que viabiliza o atendimento especializado (individual ou em grupo) para os alunos da UESB e de outras Faculdades. O objetivo deste serviço é promover as modernas técnicas de elaboração das diversas modalidades de trabalhos técnicos e acadêmicos com orientação, desde a escolha do tema, até a elaboração do relatório. Os interessados podem agendar até uma hora por semana. Contate o Diretor da Biblioteca.


    Curso de Metodologia do Trabalho Técnico e Acadêmico – CMTTA: curso de extensão oferecido desde 2005. Aberto aos alunos da UESB e comunidade externa, já capacitou mais de 1500 alunos. Tem como objetivo difundir as modernas técnicas de estudo e habilitar os alunos na construção do pensamento lógico-científico e na elaboração dos diversos trabalhos acadêmicos e técnicos: Resumos, Resenha Crítica, Seminário/Painel/Fórum/ Congresso, Revisão bibliográfica, Artigo Científico, Projeto e Relatório de Pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC, Dissertação e Tese, Pesquisa na Internet, Currículo Profissional e Lattes do CNPq, Produção de textos, em conformidade com as Normas Brasileiras de Documentação – NBR’s, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O Formulário de Inscrição para a próxima turma encontra-se na Biblioteca. Participe!


    Publicação do Livro “Manual de Elaboração e Normalização de Dissertação e Tese”: de autoria de Rogério Pinto de Paula – Diretor da Biblioteca. Este livro é fruto do convite feito em 2007, pela Professora D.Sc. Cristiane Leal, Pró-Reitora de Pesquisa e Pos-graduação – PPG, este livro passa a agregar, em um único manual, as orientações para a elaboração e apresentação dos resultados de pesquisa dos diversos programas de pós-graduação da UESB.


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. PERGAMUM – Sistema Web das Bibliotecas da Rede UESB: sistema automatizado desenvolvido por equipe de Bibliotecários e Analistas de Sistemas da PUC-PR de comprovada competência. Disponível para acesso nas 3 Bibliotecas da Rede UESB (Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié) e pode ser acessado também, via Web através do site www.uesb.br , clique no Link Sistema de Bibliotecas e faça sua consulta ao acervo por autor / título / assunto / termo livre. Você pode fazer reserva e executar outros serviços.


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. ICAP Acesso Virtual de Artigos Técnico-Científicos: Este importante Banco de Dados de artigos técnicos e científicos e outros textos, publicados por autores de notório saber, estão disponível para acesso através do site da UESB www.uesb.br, em seguida abra o Link do Sistema de Bibliotecas (Pergamum), localizado à direita da tela principal. Vá até o final da página (rodapé) e clique no Link do ICAP. Você poderá consultar e imprimir artigos e textos excelentes, através de pesquisa por autor / título / assunto / termo livre.


    Serviço de Restauração e Conservação de Livros e outros Materiais Bibliográficos (material em papel): Você sabia que os livros da Biblioteca que estão em boas condições de uso recebem um reforço (fita em papel) na brochura interna, para auxiliar em sua preservação, este é o Serviço de Conservação. Já os que se encontram danificados (rasgados, descolados, com capas soltas, etc.) são encaminhados para a restauração, um serviço especial que requer material específico e treinamento especializado, este é o Serviço de Restauração. Os usuários da Biblioteca (alunos, professores e funcionários) e o público externo podem encaminhar seus livros para serem conservados ou restaurados. No caso de conservação é só entregar no Balcão de Atendimento, e se o problema de seu livro for mais grave, faça contato com Dorival do setor de restauração. Em ambos os casos, negocie a data de entrega;


    INFOCENTRO: acontecerá em breve a inauguração de mais um CID-Centro de Inclusão Digital, projeto da Assessoria de Cultura de Itapetinga em parceria com a PROEX, este centro de informática de acesso livre para a comunidade terá como monitores alunos da UESB que receberão bolsas de monitoria para capacitar a população na utilização das ferramentas do Windows e Internet. Para se inscrever como monitor procure a Assessoria de Cultura (Biblioteca), munido de currículo profissional ou Lattes do CNPq (atualizado).


    Cinema Comentado na UESB: terá início em setembro/09, a exibição mensal de filmes de comprovada qualidade e que discutem temas atuais da educação e da cultura nacional e estrangeira. As seções contarão com a participação de comentaristas para promover a reflexão e discussão dos temas. Atenção: a agenda (Filme escolhido, dia e hora) será divulgada nos Murais da UESB, Boletim Informativo da Biblioteca, Site da UESB, Jornal Dimensão e Rádios Jornal e Fascinação - AM e Rádio Cidade - FM;


    Telefones Públicos da UESB-IT:


    Orelhão da Xérox = 3262-2482


    Orelhão da Cantina = 3261-6909


    Orelhão da Biblioteca e ASCULT = 3262-2474


    Orelhão da Copa (Perto Sl de Loira do Café) = 3262-2475


    Orelhão da Prefeitura de Campus = 3261-2771


    Serviço Odontológico: Você sabia que o Serviço Odontológico da UESB que funciona no módulo da Prefeitura de Campus, na praça primavera voltou a funcionar, há alguns meses? O atendimento é em dias alternados da semana com os Dr. Daniel e Dra Rosângela, para utilizar este serviço você deve entrar em contato com o consultório odontológico, através do telefone: 3261-8714.


    Relação de Procedimentos Básicos para Detetização de Materiais Bibliográficos, (livros e outros materiais em papel), estantes e armários:


    Relação de Materiais Necessários - O que preciso?


    01 cx. de papelão tipo xamex


    01 lâmpada com extensão elétrica


    02 pinceis fios curto 2 cm


    02 pinceis grandes (tipo rodapé)


    04 pastilhas antimofo (uma para cada canto da caixa)


    01 baygom aerossol


    01 rolo de fita crepe


    02 máscaras de proteção facial


    02 flanelas ou pano de algodão limpo


    B) Relação de Procedimentos - Como fazer?


    Atenção: Usar sempre a máscara de proteção das vias respiratórias.


    01 - Limpe o excesso de sujeira e pó dos livros com flanela e com o pincel grosso;


    02 - Deixem-os por 30 minutos ao ar livre, durante o dia (sem contato direto com os raios solares);


    03 - Coloque as pastilhas antimofo no fundo da caixa tipo xamex;


    04 - Depositem os livros na caixa xamex abertos e sobrepostos em X (cruzados);


    05 - Acione o Baygom umas 3 vezes sobre os livros dentro da caixa;


    06 - feche a caixa imediatamente, passe a fita crepe para vedar as entradas de ar;


    07 - Acenda a lâmpada por somente 30 minutos, depois desligue e deixe a caixa em lugar arejado por 24 horas;


    08 - Após este período retirem os livros da caixa e refaça o item 01 e está pronta a higienização do seu acervo.


    Atenção:


    Antes de recolocar os livros na estante ou armário, certifique-se que o mesmo está limpo e higienizado.


    Dica para higienizar estantes e armários:


    Passar uma flanela ou pano de algodão levemente umedecido em água e vinagre na proporção de 03 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. (elaborado por Rogério D’Paula – Diretor da BIRCEFS e Ass. de Cultura – UESB-IT)


    Conheça a Infra-estrutura da Biblioteca e Ascult


    A Biblioteca de Itapetinga possui um acervo com cerca de 45 mil itens, entre livros, monografias, periódicos, fitas de vídeo, CDs, DVDs entre outras publicações. Sua clientela é formada pela comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e a toda população do município e região (como consulentes). Conta com 2.753m2 de área construída e capacidade para atender a um público acima de 1.000 usuários/dia, considerando que, atualmente, a nossa unidade conta com aproximadamente 1.250 pessoas, entre alunos, professores e funcionários. Sua infra-estrutura é formalizada pelos seguintes setores e serviços: Hall de Entrada / Hall de Eventos Culturais / 01 Sala Diretoria / 01 Sl. Secretaria / 01 Sl. Arquivo Geral / 02 Balcões de Atendimento / 60 Guarda-volumes / Setor de Restauração e Conservação do Acervo / 01 Sl. Coord. de Aquisição e Desenv. do Acervo (CADA) / 01 Sl. Hemeroteca / 01 Sl. Periódicos / 01 Sl. Multimídias com TV, Vídeo, DVD, Disquetes, Fitas Cassetes / 03 Cabines com microcomputadores para os usuários internos e externos / 01 Sl. Reprografia (em fase de implantação) / 03 Sl. Estudo em grupo / 07 Cabines de estudo individuais / 01 Sl. Obras de Referência, Monografias e Teses / 01 Sl. Publicações UESB e obras sobre Itapetinga e região / 01 Sl. Reunião / 01 Sl. Coord. Processamento Técnico (CPT) / 01 Sl. Almoxarifado / 01 Copa / 01 Sl. Livraria UESB (em fase de implantação) / 01 Sanitário Masculino / 01 Sanitário Feminino. / 02 Bebedouros / 01 Sl. Assessoria de Cultura, Marketing e Publicidade / Estacionamento com área privativa para usuários com necessidades especiais.


    Setor de Cerimonial da UESB-Itapetinga


    Este setor presta um importante serviço de infra-estrutura para as formaturas dos graduandos do nosso campus, atualmente está sob a responsabilidade de Ticiana Larcher, o seu contato é na Prefeitura de Campus, através do fone: 3261-8708. O agendamento do Auditório e os outros procedimentos que o Cerimonial operacionaliza são regidos pela Resolução CONSEPE Nº 70/2008. Você pode ter acesso ao texto, na íntegra, na Biblioteca com o Diretor – Rogério ou ainda no Setor de Cerimonial com Ticiana!


    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    DEIXE SEU COMENTÁRIO