domingo, 16 de maio de 2010

SILVIO SANTOS: "Sou sem-vergonha"






A tirada resume o estado de espírito atual de Silvio Santos.
Com quadros cheios de malícia, o apresentador vem dando
surras em Gugu no ibope

Nas duas últimas semanas, as gravações do Programa Silvio Santos transcorreram em ritmo acelerado. O apresentador e dono do SBT deseja desincumbir-se quanto antes desse afazer, para ir a uma feira de televisão nos Estados Unidos no fim deste mês. O quase descaso com que Silvio coloca seu programa no piloto automático para viajar diz algo sobre o estado atual da disputa pelo ibope nas noites de domingo. Desde agosto do ano passado, Silvio, o criador, trava uma batalha particular nessa faixa de horário com Gugu, a criatura, que se bandeou para a concorrente Record depois de três décadas no SBT. Nos sete últimos confrontos, Silvio venceu seis vezes e empatou só em uma ocasião (a Globo mantém-se no primeiro lugar). Na semana passada, aplicou sua maior surra no ex-pupilo: foram 12 pontos a 8. Para Gugu, é uma derrota moral. Enquanto os bispos da Record abrem suas arcas divinas para lhe pagar um salarião de 3 milhões de reais e gravar seus quadros assistencialistas em esquema de superprodução, Silvio se vale do que há de mais mixuruca em matéria de atração de auditório. A única inovação, digamos, é de linguagem. Como o programa está indo ao ar até uma hora avançada, eis que se revelou um Silvio Santos mais endiabrado. O apresentador, que fará 80 anos em dezembro, se esmera em comentários maliciosos. "Estão me chamando de velho sem-vergonha", brincou ele há alguns domingos. "Não sou velho. Sou sem-vergonha."

O momento em que essa nova persona emerge com mais frequência é um quadro que Silvio batizou com o nome inocente de Jogo dos Pontinhos. Nele, perguntas capciosas são lançadas a uma bancada formada por cinco convidados, como certa Mamma Bruschetta (uma espécie de matrona italiana transformista) e as modelos Lívia Andrade e Helen Ganzarolli (cujo ponto alto no currículo foi a participação, no início da década, na famigerada caça ao sabonete da Banheira do Gugu). Silvio escolhe algumas moças da plateia para tentar adivinhar as respostas – e, assim, embolsar aqueles aviõezinhos de notas de 50 reais que ele atira para a turba feminina. "O brasileiro gosta mais de perna fina ou de perna grossa?", pergunta. E, em seguida: "Como fulana gosta de dormir nas noites quentes de verão?". A gincana funciona, na prática, apenas como pretexto para conversa mole. A ex-musa da banheira ficou roxa quando o patrão disparou: "Helen, sabe que eu sonho com você toda noite? Acordo com minha mulher falando: ‘Silvio, por que você está gemendo?’". Na semana passada, ele se aproximou da bela Lívia, com quem vive trocando provocações, e mediu forças com ela no palco, olhos nos olhos – os dois ficaram a menos de um palmo de distância. "Aquilo me deu um calorão, uma coisa estranha", diz ela. A modelo não se mostra nem um pouco acanhada nas trocas de farpas picantes com Silvio. "Temos uma conexão. Quando ele joga a bola, estou sempre pronta para rebater", afirma. Silvio perde os limites não só quando sexo é o assunto. Em uma participação em seu programa, Naná, a ex-big brother sessentona, ouviu a seguinte grosseria: "Essa é a Eliana depois que engordou e ficou velha?".

Ao ver que a tática de Silvio Santos colou – pois seu programa agora atrai um naco dos homens e mulheres jovens que nesse horário ficavam zapeando entre o Fantástico e o humorístico Pânico na TV –, Gugu passou recibo. Recentemente, começou a exibir na mesma faixa uma competição sensual entre loiras e morenas. Mas o apresentador terá de suar muito para reverter a crise. No momento, o Programa do Gugu está sob intervenção direta dos bispos que dirigem a Record. Eles passaram a decidir pessoalmente o que deve ou não ir ao ar. E Homero Salles, diretor de confiança do apresentador, está com o cargo ameaçado. Enquanto isso, Silvio prepara-se para dar seu giro pelos Estados Unidos. O criador devora a criatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO