quinta-feira, 23 de julho de 2015

Enem faz alunos de escola pública abrirem mão das férias para estudar

Os amigos de Bruno Rosa, de 18 anos, estão tendo um pouco de dificuldade de encontrá-lo disponível nessas férias. Isso porque Bruno e seus colegas da Escola Estadual Jardim Riviera, de Santo André, firmaram um compromisso: continuar com os estudos mesmo no recesso escolar. Para ajudar a manter a promessa, vale de tudo: de apostilas de papel a plataformas online de revisão do conteúdo, videoaulas e exercícios (veja, no vídeo acima, as dicas de estudos dos jovens).
Bruno quer fazer o Enem para concorrer a uma vaga em engenharia civil na Universidade Federal do ABC (UFABC). Além de estudar usando recursos da internet, Bruno também faz cursinho pré-vestibular e garante que vai estudar nas férias. Sua estratégia durante as férias era dividir o tempo entre os livros e a diversão, dando preferência aos estudos na primeira metade de julho. "Depois, eu pretendo descansar também, porque é muito trabalho", afirmou ele ao G1.
Richard Fernandes, de 17 anos, usa uma plataforma digital feita para alunos da rede estadual paulista, batizada de Geekie+ (veja mais na reportagem abaixo)
Mas ele diz que também procura outros recursos online. "A gente faz grupo de estudos na escola e também grupos no whats[Whatsapp] e Facebook para ficarmos por dentro das matérias", conta o estudante.
Mas só correr atrás do prejuízo no recesso escolar pode não ser o suficiente e, por isso, Gabriela Lira, de 17 anos, montou um plano de estudos para o seu dia a dia. "Eu pego, por exemplo, matemática, e estudo durante 30 minutos. Descanso, pego outra matéria e estudo por mais 30 minutos", explicou a estudante que vai prestar o Enem para concorrer a uma vaga em Rádio e TV.
Mas Gabriela comprometeu-se a manter essa rotina nas férias. "Procuro estudar as matérias que tenho mais dificuldade, aprofundar o que já sei e descansar um pouco", comenta.
  •  
Eduardo Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões, com alunos da escola estadual Jardim Riviera (Foto: Larissa Santos/G1)Eduardo Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões,
com alunos da Escola Estadual Jardim Riviera
(Foto: Larissa Santos/G1)
Incentivo
A escola do Jardim Riviera ganharam um show dos MCs pela Educação como reconhecimento ao uso da plataforma pela unidade. O grupo de artista canta mensagens de incentivo ao estudo, o respeito aos professores e os valores de conquistar
"O estudo não pode ter um calendário, de segunda a sexta, porque aprendemos o tempo todo. Não tem férias para o aprendizado", disse Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões, parceira do projeto MCs pela Educação.
"Quem estuda mais, chega mais. [Esses alunos] vão acelerar o processo de desenvolvimento, de raciocínio e a capacidade crítica. Se eu pudesse fazer uma aposta, eu apostaria neles."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO