quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sílvio Santos: "Está todo mundo triste"






''Está todo mundo triste. O Silvio não merece''
Apresentador não tem dúvida de que o patrão e amigo vai se recuperar e não acredita que ele se desfaça do SBT
14 de novembro de 2010 | 0h 00

Se um dia eu perder tudo, tenho certeza de que recupero tudo novamente." A frase, dita por um Silvio Santos 30 anos mais jovem, parece profética e revela um pouco da personalidade da figura que se tornou mítica com o passar do tempo.
Quem relembra as palavras do "patrão" é o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega, amigo de Silvio há 56 anos e filho de Manoel da Nóbrega - primeiro "homem da Praça" e primeiro "homem do Baú". Em 1958, quando Manoel da Nóbrega viu seu negócio de venda de carnês desandar, chamou o grande amigo Silvio, então radialista, para botar ordem na casa. E foi a atividade que rendeu fortuna ao hoje dono do Grupo SS.
Anteontem, Carlos Alberto conversou com o Estado, falou de sua amizade com Silvio, do clima no SBT, e contou como o amigo ajudou financeiramente a sua família. "Ele tem muita garra. Nem agora é coitadinho. Tenho certeza de que ele vai sair dessa."
A seguir, os principais trechos da entrevista.
Como está o clima no SBT depois de todo o escândalo no Panamericano?
Está todo mundo triste. O Silvio não merece. É uma pessoa maravilhosa, um patrão honesto, uma pessoa íntegra, mas todo mundo tem certeza de que vai sair dessa. Porque sempre procurou viver dentro de uma lealdade. Manteve a palavra, paga os prêmios direitinho.
Acha que ele tem estrutura para aguentar um baque desses aos 79 anos?
Tem. Conheço o Silvio desde os meus 18 anos e ele tinha 24. Hoje eu tenho 74 e ele vai fazer 80. O primeiro carro que ele comprou fui eu que arrumei. Posso garantir que isso aí não vai derrubá-lo.
Você ficou apreensivo com a possibilidade de venda do SBT?
Não. Estou apreensivo pelo Silvio. Ele foi, talvez, o único amigo do meu pai. O que estou fazendo é pedir para ele sair dessa. Sou espiritualista. Você pode achar isso pieguice, mas juro que ontem me ajoelhei e pedi a Deus que fizesse com o Silvio o que o Silvio fez para meu pai.
E o que ele fez?
Meu pai era um péssimo comerciante e, há uns 40 anos, teve uma firma de trava de segurança de automóveis que foi à falência. O Silvio pagou todas as dívidas do meu pai e nunca cobrou. Meu pai pegou todas as escrituras das propriedades dele e entregou para o Silvio, como garantia de pagamento da dívida.
Como o Silvio fez agora?
Exatamente. Mas, um ano depois, meu pai recebe um telefonema da secretária do Mário Alpino, presidente do Grupo Silvio Santos na época, pedindo para ele ir lá tratar dos documentos. Quando meu pai recebeu o envelope, viu que o Silvio devolveu as escrituras, e o Mario Alpino disse: "O Silvio quis devolver as propriedades, mas pediu que isso fosse feito quando ele estivesse viajando. Ele não quer que você o agradeça." Puxa! Depois disso, como é que eu fico? Eu como merda se for preciso pra ajudar o Silvio. Sou eternamente grato. Trabalho no SBT há 23 anos e nunca pedi um centavo de aumento. Jamais sairia de lá, só se me mandassem embora. E, olha, eu acho mais fácil o Silvio vender a alma ao diabo do que vender o SBT. É a vida dele. Uma vez ele disse: "Carlos, eu gosto mais do público que da minha família" - tá certo que foi numa época que eles não estavam muito bem (em casa).
Você chegou a ligar pra ele?
Não, ele não atende. Aprendi a conviver com o Silvio. Fomos melhores amigos. Depois fui trabalhar com ele, virei diretor artístico, mas tive uma série de atritos, até que achei melhor sair do cargo e manter a amizade. Hoje me preocupo somente com os assuntos da Praça.
Mas se vocês são amigos, não era hora de ligar?
Não é a hora. Hoje não falo com o Silvio. Faço que nem Jânio Quadros: bilhetinhos. E ele me responde sim ou não. Porque ele tem mil problemas na cabeça. E o que vou oferecer? "Quer R$ 10 mil emprestado?" Eu não tenho. Ele não é coitadinho. O que fica talvez é uma decepção.
Você conhece o Rafael Palladino?
Não conheço ninguém de lá. Vi o Palladino num réveillon, quando inauguraram o hotel (Jequitimar) no Guarujá. Ele é um senhor grisalho, mais baixo do que eu, gordinho. Mas, se passar na rua, não sei quem é.
O Silvio é um empresário muito dedicado? Ele chegou a dizer que nunca pisou no banco.
Super, super, superdedicado. Mas sabe que isso de ele não ir ao banco pode ser verdade. Você não imagina a vida desse homem. Eu não consigo ver o Silvio na mesa do banco (risos). Ele vai quase todo dia lá na televisão... Só sei que estou do lado dele para o que der e vier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO