domingo, 28 de fevereiro de 2010

Morre aos 95 o bibliófilo José Mindlin






Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.

Veja imagens do bibliófilo José Mindlin
Veja repercussão da morte do bibliófilo José Mindlin
Apaixonado por livros, Mindlin começou sua biblioteca aos 13 anos
Mindlin doou cerca de 40 mil volumes para biblioteca na USP

Eder Medeiros/Folha Imagem

José Mindlin em foto de 2008; bibliófilo morreu na manhã de hoje em SP, aos 95 anos

O corpo do bibliógrafo está sendo velado no hospital e o enterro está marcado para as 15h no Cemitério Israelita.

Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.

José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.

Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO