quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RENAULT CLIO 2012 - BOM CARRO, BOM PREÇO

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012Impressões: Renault Clio 2012


Assim que a linha 2012 do Renault Clio foi lançada, tive a oportunidade de passar alguns dias com o hatch, em sua versão 4 portas, podendo analisar as características que fazem o modelo conquistar um bom número de vendas, apesar de estar há tanto tempo sem nenhuma mudança profunda em seu visual.





Foto: Renault/Divulgação







Seu propulsor rende 77 cv @ 6.000 RPM de potência e 10,2 kgfm @ 4.250 RPM de torque, quando está bebendo E100. A missão desses cavalinhos é puxar os 880 kg do anoréxico modelo, o que parece ser uma tarefa fácil, visto que esse motor também lida com Sandero e Logan, consideravelmente mais pesados, sem fazer muito vexame.



O Renault Clio nasceu para oferecer certo luxo e conforto, por isso ainda carrega alguma herança de seus tempos áureos, como as peças bem encaixadas, os bancos de formato confortável e o interior de bom gosto. Tudo bem que é do século passado, mas é inegável que ainda pode agradar. O refinamento mecânico também é evidente, visto que oferece barras anti-rolagem na dianteira e traseira, além de discos ventilados nos freios dianteiros, algo pouco comum em carros de entrada.





Foto: Renault/Divulgação



De qualquer forma, os sinais de empobrecimento crônico estão por todos os lados. Só para citar alguns exemplos, o tecido dos bancos é de baixa qualidade, os repetidores laterais de seta deram lugar a uma plaquinha com o nome do carro, há buracos no painel aonde no passado já houve airbag e display multifunção.



Ao entrar no carro, busco posicionar meus 1.90 m de forma confortável. O banco tem boa amplitude de ajuste longitudinal e o encosto é regulável por roldanas, como deveriam ser todos. Porém, noto que minha cabeça e o teto estão próximos de se tornar um só corpo. Culpa do assento elevado sem regulagem de altura, afinal os engenheiros imaginam que carro de entrada não é carro para quem cresceu demais.



A embreagem macia é o oposto da duríssima alavanca de câmbio com acionamento por varão, mas ambos casam bem com o motor, movendo o compacto com dedicação. Sinal aberto, pista vazia à frente, dá-lhe espora nos 77 cavalos que não refugam, fazendo o Clio ganhar velocidade com vigor. E acima dos 4.000 RPM a brincadeira fica mais divertida, nem dá vontade de andar abaixo dessa faixa de rotação.



O acerto de suspensão e direção é delicioso, seja no asfalto crocante da cidade ou nas mais sedutoras curvas de uma estrada. Isso ajuda a esquecer que toda hora minha cabeça bate no teto ou a ergonomia comete pecados mortais, como é o caso do acionamento dos vidros elétricos. Custava a Renault usar o mesmo comando de vidros elétricos do Symbol?





Foto: Renault/Divulgação.



Na cidade o Clio se mostrou bem disposto e econômico, com média de 9 km/l de Etanol, sempre com o ar-condicionado ligado, provando que pode ser um bom companheiro para o dia-a-dia, contribuindo para manter baixos os seus gastos mensais.



Mas na estrada é que o pequeno Renault mostra seu valor, trazendo um sorriso ao rosto daquele que habita o local atrás do volante deste carro. Um verdadeiro estradeiro. Como assim? O Marcelo ficou maluco? Carro 1.0 estradeiro? Tire suas próprias conclusões de acordo com os detalhes abaixo.



Com as 16 válvulas do motor livres para desfrutar de altos giros, o Clio é capaz de afugentar até modelos mais pesados com motor 1.4. O câmbio com bom escalonamento de marchas é perfeito para a sua função. Os freios são completamente bem dimensionados, afinal, são os mesmos que equipavam o finado Clio 1.6 16V. E os sapatos Goodyear GPS3 Sport 175/65 R14 fazem um perfeito conjunto com o, novamente mencionado, ajuste primoroso de suspensão. Como esse carro é bom de curva!



O consumo verificado foi de 12 km/l de Etanol, que permite ao modelo ter uma boa autonomia, apesar do seu tanque de 50 litros ser apenas razoável. O porta-malas de 255 litros apenas cumpre seu papel, não aceitando excesso de bagagem.



Ao me despedir do Clio, fiquei com aquela sensação de que a diversão foi boa, mas faltou algo. Que algo? Regulagem de altura do banco e volante, computador de bordo e, fundamental, o delicioso motor 1.6 16V, que podia voltar a equipar o Clio, nem que fosse em uma versão pseudo-esportiva.



O preço dele pode chegar a R$ 32.350,00 com todos os equipamentos e pintura metálica, de acordo com o site da Renault, mas não é difícil encontrar promoções aonde o valor fica bem abaixo a esse. Além do bom preço, o Clio possui 3 anos de garantia, tornando-o um verdadeiro bom negócio.



Marcelo Silva
 


FONTE DA MATÉRIA: http://www.direcaoassistida.com/2012/01/impressoes-renault-clio-2012.html


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